A
mediunidade é a principal ferramenta utilizada no umbanda em seus trabalhos,
pois através desta, os médiuns (pessoas que fazem uso direto da mediunidade)
exercem poder de cura, aconselhamento e de realização espiritual para aqueles
que buscam auxílio. Através dela, ocorre o contato com os mestres espirituais;
e também através dela, sanamos as nossas deficiências, nos evoluindo pela
prática da caridade que ela nos oferece, no intuito de diminuir as nossas
dívidas para com a humanidade. Um dom. Uma missão.
A
mediunidade pode ficar latente durante toda a vida e não causar maiores
problemas, ou pode "explodir", causando transtornos na saúde, na vida
sentimental e na vida profissional, dependendo da sensibilidade do médium, o
que varia de pessoa para pessoa.
Devemos
esclarecer, entretanto, que não é a mediunidade que causa esses transtornos e
sim o comportamento irregular que a pessoa passa a ter, uma vez que fica sem
autocontrole, instável emocionalmente, e captando vibrações nem sempre boas,
das pessoas com quem convive e dos ambientes que freqüenta. Tudo isso contribui
para que a pessoa se indisponha com seus entes mais queridos, se indisponha no
seu ambiente de trabalho e, muitas vezes, perca a sua boa saúde anterior, já
que normalmente assumirá um estado mental negativo.
A
mediunidade é um dom que precisamos aprender a controlar e que precisa ser
disciplinada. E para controlarmos esse processo, fazemos muitas vezes uso do
"Desenvolvimento Mediúnico".
PRINCIPAIS SINTOMAS DA MEDIUNIDADE
a)
Sintoma clássico: suor excessivo nas mãos e axilas, principalmente nas mãos. As
mãos ficam molhadas, quase geladas. Os pés também podem ficar gelados; as maçãs
do rosto muito vermelhas e quentes; as orelhas ardem.
b)
Depressão psíquica: a pessoa fica totalmente instável, passando de uma grande
alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e
sente uma profunda solidão. É como se o mundo todo estivesse voltado contra
ela. É facilmente irritável e, nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos
aqueles que mais gosta.
c)
Alterações no sono: sono profundo ou insônia. A insônia é provocada pela
aceleração no cérebro devida à vibração. Os pensamentos voam de um assunto para
outro, incontroláveis, e a pessoa não consegue dormir. O sono profundo é devido
à perda de ectoplasma, de força vital. Há um enfraquecimento geral do organismo
e as vibrações da pessoa são reduzidas.
d) Perda
de equilíbrio e sensação de desmaio: a perda de equilíbrio é uma sensação muito
rápida. A pessoa pensa que vai cair e tenta se segurar em alguma coisa, mas a sensação
termina antes que ela consiga fazer qualquer gesto. É extremamente
desagradável. A sensação de desmaio normalmente ocorre quando a vibração
abandona a pessoa bruscamente. Ela fica muito pálida e tem que sentar para não
cair. Às vezes ocorre sensação de vômito ou de diarréia. Um copo de água com
bastante açúcar e respiração pela narina direita normalmente bastam para
contornar essa situação.
e)
Taquicardia: comum em algumas pessoas. Há uma súbita alteração no ritmo dos
batimentos cardíacos, fruto do aceleramento provocado pela vibração atuando.
f) Medos
e Fobias: a pessoa fica com medo de sair sozinha, de se alimentar, de tomar
remédios, pois acha que tudo lhe fará mal. Às vezes tem medo de dormir sozinha
ou com a luz apagada. É muito comum, também, uma total insegurança em tudo o
que vai fazer.
Todos
esses sintomas tendem a desaparecer com a preparação espiritual e o
desenvolvimento mediúnico, mas o tempo necessário ao desenvolvimento dependerá
muito do grau de mediunidade, do interesse e da preparação espiritual do
médium.
OS TIPOS MAIS
COMUNS DE MEDIUNIDADE
Existem
mais de 100 tipos de mediunidade, mas os mais comuns são os seguintes:
a)
Intuição: é um tipo de mediunidade onde o médium recebe em seu pensamento, sob
a forma de uma sugestão, mensagens provindas de um espírito. A intuição nem
sempre deve ser seguida, a não ser que o médium consiga identificar a entidade
que o está intuindo. Essa identificação, ele aprenderá a fazer no seu
desenvolvimento pois cada entidade produz um sintonia diferente no organismo.
b)
Incorporação: é a mediunidade em que o médium sintoniza a vibração da entidade
e essa vibração toma conta de todo o seu corpo. A sintonia é mental e pode
produzir uma incorporação parcial ou uma integral. Na incorporação parcial, o
médium fica consciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não
domina o corpo nem controla o raciocínio. Perde, também, a noção de tempo e,
embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção de muita coisa que se
passou, ao desincorporar. Na incorporação parcial pode haver uma quebra de
sintonia ocasional, o que permitirá ao médium interferir na comunicação.
Na
incorporação integral, o médium fica totalmente inconsciente, pois há uma
perfeita sintonia com a vibração da entidade. Nesse caso, não há possibilidade
de interferência e, ao desincorporar, o médium não vai se lembrar de nada do
que se passou.
*Queremos
esclarecer que a incorporação parcial é tão autêntica quanto a integral. O
único problema é o médium não interferir, procurando se isolar e deixar que a
entidade atue livremente. A esmagadora maioria dos médiuns (mais de 95%)
trabalha em incorporação parcial e uma pequeníssima minoria (menos de 5%), em
incorporação integral.
c)
Vidência: é o tipo de mediunidade que permite, àquele que a possui
desenvolvida, ver as entidades, as irradiações. Pode ser de três tipos: direta,
intuitiva e focalizada.
Na
vidência direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes:
1 - na
projeção, o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da
vibração atuante. Não vê forma humana, nem identifica a entidade.
2 - na
parcial, o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando
espiritualmente, mas ainda não dá uma perfeita identificação. Vê somente o
contorno, a forma.
3 - no
acavalamento, o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium. Já
percebe se é masculina ou feminina, se é caboclo ou preto velho ou outro
falangeiro qualquer, se os cabelos são longos ou curtos, etc.
Muitos
médiuns que tiveram esse tipo de vidência afirmam, por desconhecimento, que as
entidades vistas possuíam mais de dois metros de altura, não percebendo que a
entidade, vista acima dos ombros de outro médium, produziu uma falsa impressão
de altura.
4 - no
encamisamento, o médium vê a entidade toda, perfeita. Isso acontece na
incorporação integral, quando a entidade toma conta do corpo de um outro
médium.
Na
vidência intuitiva, o médium vê apenas com a mente. Ele se concentra e recebe a
imagem mental, por intuição.
Na
vidência focalizada, o médium utiliza algum objeto para a vidência, como um
copo d'água ou um cristal. As imagens aparecem no objeto de vidência.
*Muitas
vezes os médiuns videntes vêem claramente, como nós vemos uma árvore ou um
carro, um espírito; sem utilizar ferramenta nenhuma, senão os olhos.
d)
Clarividência: é o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no
passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos astral
e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos
espirituais. É um tipo de mediunidade difícil de ser encontrado.
e)
Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma
recebe as mensagens. Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na
intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.
f)
Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto
o corpo físico permanece repousando tranqüilamente; o espírito se desliga do
corpo e vai para o espaço. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário.
No
transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo. Ele se concentra e
se projeta espiritualmente a outros lugares, tomando conhecimento do que vê e
do que ouve.
O
transporte involuntário ocorre durante o sono. Todos nós nos desligamos do
corpo físico durante o sono e entramos em contato com pessoas e lugares dos
quais não nos recordamos ao acordar. Às vezes, recebemos nesses transportes
soluções para os nossos problemas que, mais tarde, nos parecerão idéias
próprias. A respeito, diz um ditado popular: "Para a solução de um grande
problema, nada melhor que uma boa noite de sono".
g)
Desdobramento: é um transporte em que o espírito do médium fica visível à outra
pessoa. O corpo físico fica repousando, o espírito do médium se transporta a
outro ambiente e, nesse ambiente, torna-se visível.
h)
Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, podendo ser intuitiva,
semimecânica ou mecânica. É a capacidade de receber comunicações pela escrita.
Na
psicografia intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passa para o
papel. É pura intuição.
Na
psicografia semi-mecânica, o médium, à medida que vai escrevendo, vai também
tomando conhecimento do que escreve. O espírito atua, simultaneamente, na mente
e na mão do médium.
Na
psicografia mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem
tomar conhecimento da mensagem recebida.
Quando,
ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar, esse tipo
de mediunidade é chamado de psicopictografia.
RECOMENDAÇÕES
AOS MÉDIUNS
1. Orar,
sempre que possível, a fim de ficar em contato com Deus, pedindo-lhe que
fortaleça seus guias e protetores para a prática da caridade;
2. Ler,
nas horas de folga, um livro ou jornal instrutivo sobre a Umbanda, Espiritismo
ou o Evangelho, assim reeducando o próprio espírito;
3. Fazer
tudo para ter um dia calmo, sem aborrecimentos, nem discussões, preparando-se
durante o dia para realizar bons trabalhos à noite no terreiro;
4. Nos
dias de sessões, abster-se de carne, pois esta diminui o magnetismo, enfraquece
o teor vibratório e desgasta as energias vitais, dificultando as incorporações;
5. Não se
fanatize pelos cultos afro-brasileiros, evitando discussões estéreis, violentas
ou exageradamente apaixonadas ou falando a todo instante a respeito de fatos
relacionados com a Umbanda. Troque idéias nos momentos certos, em conversas
sérias, em que haja interesse em se aprender algo útil;
6. A
força de seus trabalhos em benefícios dos irmãos, depende do seu amor por eles.
O lema a ser adotado é: "Amar e perdoar; aprender e servir";
Lembre-se:
Trabalhar em prol do conceito da Umbanda é dever de todos nós.
A
PREPARAÇÃO DO MÉDIUM ANTES DA REENCARNAÇÃO
Se o
espírito ou ser desencarnado aceitou a faculdade mediúnica, faz-se necessário
que se proceda ao preparo dele, afim de que possa manifestar ou revelar isso,
no mundo dos encarnados, que provisoriamente vai ser o seu.
Esse
preparo começa pela parte moral, quando lhe é feito sentir tudo o que terá de
sofrer ou passar em relação a esse dom e até mesmo quais os seres irmãos
desencarnados que vão agir através de sua mediunidade.
Estando
esta parte moral kármica bem situada, segue-se o outro preparo, de caráter
puramente energético.
Sim,
porque a condição moral-espiritual kármica quer probatória(que serve de
prova), evolutiva ou missionária em que os seres forem situados, em relação com
a dita mediunidade, antes de ocuparem a forma humana, será posta em relevo,
quanto ao esforço
próprio, isto é, serão bem advertidos de que reajustes, benefícios e êxitos
ficarão na dependência de seus esforços, da força de vontade que devem usar ou
ter para vencer.
É lhes
mostrado, também, como essa faculdade medianímica, se revelando em benefícios,
em caridade sobre os outros, trará a seus karmas, pela lei do é dando que se
recebe, os elementos que se incorporarão às aquisições positivas, no caminho da
evolução.
Assim,
essa dupla condição de ser veículo dos espíritos, dada a forma de um dom, é, em
primeiro lugar, uma condição espiritual especial, dotada ao ser, antes de
encarnar e que se afirma durante a gestação.
Isso, de
modo geral, mas, excepcionalmente, pode ser conferido depois, no encarnado já
adulto.
Acreditamos
que o ser não encarnado trava conhecimento com os espíritos que através de sua
mediunidade obterão a evolução, firmando desta forma, antes mesmo do seu
nascimento, um pacto de ajuda mútua.
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